terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Capricórnio

Responsável, sério, tímido, inseguro, preserverante.
Os pequenos Capricórnios distinguem-se das outras crianças sobretudo pelo seu ar sério e responsável. Dizem os astrólogos tratar-se da influência de Saturno, regente do signo de Capricórnio, símbolo de experiência, maturidade e autoridade. Daí haver quem diga, por brincadeira, que já nascem «homens pequeninos». Quem os vê, às vezes demasiado silenciosos e taciturnos, pouco dados a demonstrações de entusiasmo, pode pensar que se trata de excessiva maturidade e auto-controlo para uma criança tão pequena. De facto, o Capricórnio cresce antes de tempo, talvez pelo facto de lhe serem exigidas demasiadas responsabilidades no período da sua infância, por circunstâncias várias, o que pode incluir a ausência pontual do pai. Nestes casos, a criança Capricórnio sente-se na obrigação de apoiar a mãe. O Capricórnio desenvolve desde cedo a faculdade de aguentar o sofrimento sem se queixar. São «duros» e resistentes, mais do que o desejável para a sua idade. Não gostam de chorar em frente dos outros e muito menos de assumir as suas fraquezas, porque são demasiado tímidos e inseguros. Daí a necessidade de quererem dominar a realidade, «dissecando-a» por dentro e por fora, como forma de se precaverem contra o sentimento de insegurança que os habita.

As boas notícias sobre o Capricórnio passam pela seriedade, estrutura e estabilidade da sua personalidade e pela preserverança com que se propõe alcançar os seus objectivos, uma faceta que evidencia desde cedo. Outro aspecto positivo é o facto de, à medida que crescem, estas crianças irem «rejuvenescendo», isto é, tornam-se mais seguras e optimistas, conservando um espírito jovem a vida inteira. Finalmente, a sua versatilidade permite-lhes levar a cabo qualquer tipo de actividade e em todas se destacarão, seja no exercício físico, nas artes ou na capacidade de fazer passar ideias. Os pais não devem, por isso, sentir-se tentados a sobrecarregá-los com demasiadas tarefas. Convém estar atento aos «sinais de alarme»: mudança de humor e visível depressão. Nada que não possa ser ultrapassado, porque uma das características do Capricórnio é a resistência e a capacidade de aprender com a experiência. Virtudes típicas de Saturno, o planeta dos medos e das inseguranças, mas também da maturidade, da sabedoria e da tranquilidade.


Se tem um filho Capricórnio:

.Ensine-o, primeiro que tudo, a confiar nos outros. A sua preocupação excessiva em se sentir seguro antes de agir e a não dar um passo sem se assegurar primeiro de que tudo vai correr bem não o deixa ser espontâneo, qualidade indispensável ao próprio «estatuto» das crianças. A possibilidade de confiar espontaneamente nos outros dá-nos mais liberdade e alegria.

.Evite culpabilizá-lo demasiado pelas asneiras que possa fazer. Determinadas circunstâncias levaram a que o seu filho Capricórnio desenvolvesse a ideia de que «carrega» as culpas do mundo sobre as suas costas. Extremamente responsável, ficará demasiado centrado nesse sentimento, o que o impede de lidar com mais ligeireza e despreocupação nas situações do dia a dia. Além disso, o facto de um Capricórnio se permitir fazer uma asneira de vez em quando é bom sinal.

.Estimule a sua criatividade, ajudando-o a «soltar» as suas emoções através da expressão artística. Leve-o a desenhar, a pintar e, especialmente, a esculpir em barro ou plasticina. Será uma maneira de o levar a «sentir» a matéria de que são feitas as coisas e a possibilidade de as transformar criativamente dando-lhes «vida» através de formas que exprimem a sua própria identidade. Esse facto contribui para fazer aumentar a sua auto-estima e o seu gosto pela vida.

.Faça-o verbalizar os seus medos e apreensões, sugestão que afinal é válida para todas as crianças no mundo. As correrias e o stress em que nos habituámos a viver não deixam espaço para contar histórias aos nossos filhos, ouvir as suas «histórias» do dia a dia e esperar que as confidências surjam naturalmente, numa tranquilidade partilhada.

Nenhum comentário: